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SC tem menor taxa de analfabetismo

Santa Catarina registra a menor taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas com deficiência com 15 anos ou mais: apenas 11,6% não sabem ler ou escrever, segundo dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Estado também lidera nesse indicador entre pessoas sem deficiência da mesma faixa etária, consolidando-se como referência nacional em alfabetização.

Esse desempenho é resultado de um conjunto de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), que tem trabalhado de forma estratégica e contínua para aprimorar a aprendizagem dos estudantes e reduzir desigualdades educacionais em todas as regiões catarinenses.

Já no primeiro ano da atual gestão, a SED promoveu formações voltadas para professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem — uma das prioridades da secretaria, consolidada por meio de um programa lançado em maio de 2024. A rede estadual também passou a adotar três ciclos de avaliação por ano no ensino fundamental. Essa prática permite que as escolas realizem diagnósticos mais precisos e trabalhem com mais eficácia as habilidades ainda não plenamente desenvolvidas pelos estudantes.

No ensino médio, o Governo do Estado instituiu o programa Catarinense Técnico (CaTec), que tem como objetivo ampliar as oportunidades de formação técnica e profissional aos jovens catarinenses. A iniciativa representa um investimento direto na permanência, no desempenho e na conclusão dessa etapa da educação básica.

De maneira inédita, foi instituído o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com a missão de articular e fortalecer o acompanhamento pedagógico e os processos de formação continuada de equipes pedagógicas, gestores escolares e docentes, considerando as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional. Em complemento, foi lançado o programa de formação continuada dos professores, como contrapartida ao Programa Universidade Gratuita.

Outras ações em andamento incluem o projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização, a ampliação da oferta da disciplina de Inglês nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a valorização dos profissionais da Educação e os investimentos na infraestrutura das escolas estaduais.

Todas essas iniciativas são baseadas em dados concretos e indicadores como o IDEB e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, que refletem a realidade anterior à atual gestão e orientam as melhorias em curso.