O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul (DCRS) atualiza o prognóstico meteorológico do Estado para os próximos dias, informando que a previsão é de tempo instável, com risco de chuva forte, temporais e rajadas de vento em todo o Rio Grande do Sul.
Na última segunda-feira (26), conforme a meteorologista Cátia Valente, um sistema de baixa pressão e a intensificação do fluxo de umidade vindo do norte do país provocam chuva moderada a forte, com raios e eventual queda de granizo. Os acumulados variam entre 50 e 80 mm/dia no Centro, parte da Campanha, Missões e Oeste.
Na Serra e Vales, os acumulados devem variar entre 20 e 50 mm/dia. Na terça-feira (27), o deslocamento de uma frente fria favorece temporais com chuva moderada a forte, raios e eventual queda de granizo e rajadas de vento (50 a 80 km/h) sobre o Estado.
Os acumulados variam entre 50 e 80 mm/dia em parte da Campanha, Centro e Noroeste, podendo ultrapassar os 100 mm/dia no Oeste e Missões. Nas demais áreas, ficam abaixo de 50 mm/dia. Na quarta-feira (28), o avanço da frente fria, aliada à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, mantém as chuvas sobre o território gaúcho.
As rajadas de vento oscilam entre 40 e 80 km/h, atingindo pontualmente 90 km/h. Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia no Estado, com pontuais que podem chegar aos 75 mm/dia no Sul e na Costa Doce.
Além disso, as temperaturas estarão em declínio em todo o Estado, com mínimas que devem ocorrer ao longo da noite, variando entre 3°C e 12°C.
A tendência é de que, na quinta-feira (29), o ciclone extratropical sobre o oceano siga favorecendo as chuvas moderadas a fortes no Sul, Sudeste, Costa Doce, Litoral, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Vales, com acumulados entre 20 e 40 mm/dia, podendo chegar aos 80 mm/dia na Costa Doce e Litoral Médio.
Os ventos constantes continuam sobre o Estado e oscilam entre 50 e 90 km/h em áreas da metade Leste. Com a atuação da massa de ar frio, as temperaturas permanecem baixas, com mínimas variando entre 0°C e 11°C. As máximas oscilam entre 2°C e 14°C. Ao final deste aviso, os acumulados de chuva variam entre 130 e 200 mm em áreas do Oeste e das Missões.