Por:

Rio Grande do Sul encerra missão no Peru sobre clima

O Governo do Rio Grande do Sul concluiu uma missão oficial de três dias ao Peru com foco na troca de experiências em preparação e resposta a emergências climáticas. Promovida pela Organização Internacional para as Migrações, a agenda teve como principal objetivo conhecer boas práticas de acolhimento humanitário em desastres, especialmente inundações. Durante o intercâmbio, os representantes gaúchos participaram de reuniões e visitas técnicas a instituições peruanas, entre elas o Centro Nacional de Operações de Emergência. No distrito de Chorillos, a comitiva também visitou instalações de campo, acompanhada de autoridades locais responsáveis pela gestão de riscos. A escolha do Peru como destino da missão se deu pela sua ampla experiência no enfrentamento de desastres naturais, como o Ciclone Yaku (2023), o fenômeno El Niño Costeiro (2017) e as enchentes históricas associadas ao El Niño. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel, o intercâmbio proporcionou aprendizados valiosos para a melhoria das políticas públicas e para o fortalecimento de ações emergenciais no Estado. "É um encontro de muita aprendizagem. Aqui entendemos o tipo de ação e as metodologias utilizadas junto ao escritório da OIM. Estamos nos preparando para o futuro do nosso Rio Grande do Sul, com mais conhecimento e aprendendo com quem já enfrentou esses eventos climáticos", destacou.

A missão também serviu de inspiração com base no modelo do Sistema Nacional de Gestão de Riscos de Desastres peruano, especialmente nas ações realizadas em nível comunitário. Para o secretário-executivo do Gabinete de Projetos Especiais, Clovis Magalhães, a iniciativa reforça o compromisso com soluções eficazes. "O Peru enfrenta emergências muito semelhantes às vividas pelo Rio Grande do Sul", afirmou.

A comitiva gaúcha foi composta por representantes de diversas áreas do governo e da sociedade civil, como o assessor técnico do Gabinete de Projetos Especiais, Antonio Paulo Cargnin; o diretor de Habitação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, Jonatas Lopes; o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Helio Schauren Junior; e o prefeito de Encantado, Jonas Calvi.