O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) participou, nesta terça-feira (13/5), do Lide Brazil Investment Forum, encontro que o grupo de líderes empresariais promove em Nova York, nos Estados Unidos. Ele apresentou a trajetória de recuperação e crescimento do Rio Grande do Sul nos últimos anos. Em sua fala, destacou os resultados econômicos do estado, os avanços na área da segurança pública e a importância de garantir um ambiente institucional confiável para a atração de investimentos.
Leite ressaltou que o Rio Grande do Sul cresceu 4,9% em 2024, superando a média nacional, e já gerou, nos primeiros meses de 2025, mais empregos do que em todo o ano anterior. "Somos hoje o terceiro maior gerador de empregos do país, mesmo sendo apenas o sexto Estado em população. Isso é resultado de reformas difíceis, mas necessárias, e de uma gestão comprometida com responsabilidade fiscal e visão de futuro", afirmou. Do ano passado para cá, o Rio Grande do Sul recuperou-se da tragédia das grandes enchentes no início de 2024.
O governador também apresentou os avanços em segurança pública, com quedas expressivas nos principais indicadores criminais.
"Reduzimos em mais de 70% os roubos a pedestres, mais de 80% os roubos de veículos e mais de 50% os homicídios. Hoje, o Rio Grande do Sul é um Estado onde as pessoas voltaram a andar com o celular na mão sem medo", afirmou, em referência direta à sensação de segurança reconquistada pela população.
Polarização
Outro destaque da fala do governador, que recentemente trocou o PSDB pelo PSD, foi o apelo por um ambiente político mais cooperativo no Brasil. Leite defendeu a superação da polarização ideológica para focar nos problemas reais enfrentados pela sociedade. "Precisamos gastar menos energia em disputas políticas e mais em soluções concretas para os desafios que estão postos, como segurança, inflação, infraestrutura e educação. É hora de convergir", declarou.
O governador também reforçou o papel do Rio Grande do Sul como destino competitivo para novos negócios, com destaque para a autorização federal para implantação de um parque de data centers de até 5 gigawatts e os R$ 100 bilhões em investimentos privados anunciados no último ano.
O Lide Brazil Investment Forum é um dos principais encontros internacionais voltados à promoção do Brasil como destino de negócios. A edição de 2025 reuniu investidores globais, CEOs de grandes empresas, governadores, ministros e parlamentares para debater os rumos da economia e oportunidades de parceria.