Por:

Intercâmbio gaúcho com a inovação escandinava

A Invest RS, agência de desenvolvimento do governo do Estado, assinou nesta quinta-feira (20/2), com o Instituto Caldeira, um memorando de entendimento com a Techarena, o maior evento de inovação da Escandinávia, que ocorre até amanhã em Estocolmo, na Suécia. É o primeiro documento do tipo que os suecos assinam com organizações brasileiras, aproximando as empresas e o ecossistema gaúcho do segundo país mais inovador da Europa. Esse é o primeiro resultado da missão internacional, liderada pelo governador Eduardo Leite, para o continente europeu.

Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, a assinatura inaugura uma fase especial no relacionamento do Rio Grande do Sul com a Suécia. "Estabelecer estas conexões é um objetivo central da agência. Nosso trabalho é sustentar uma articulação internacional qualificada e projetá-la ao longo do tempo, abrindo mercados e gerando negócios para as empresas gaúchas", disse Prikladnicki.

Além do presidente da Invest RS, o documento também foi assinado pelo CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, e por Omid Ekhlasi, CEO do Techarena Group AB. "A assinatura é o início de uma relação mais próxima com um dos principais ecossistemas de inovação do mundo, permitindo não só o acesso à tecnologia como a possibilidade de trazer mais competitividade para as nossas empresas", explicou Valério.

Além de um amplo intercâmbio entre startups proporcionado pelo acordo entre Techarena e Instituto Caldeira, o documento também prevê que a Invest RS terá um papel técnico na preparação das empresas gaúchas para acessar o mercado sueco e, no sentido contrário, ajudar as empresas escandinavas a negociarem com o Rio Grande do Sul.

A assinatura do acordo foi testemunhada pela embaixadora do Brasil na Suécia, Maria Edileusa Fontenele Reis, e por representantes da Business Sweden, a agência sueca de promoção de investimentos. Depois da assinatura, o CEO do Instituto Caldeira foi um dos participantes de um painel do Techarena programado para discutir ações que podem resultar em impacto global.

A cerimônia de abertura da edição de 2025 do Techarena contou com a presença do primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, que ressaltou a importância da economia da inovação para o país.