Por:

R$ 60 mi destinados a melhorias

O governador Eduardo Leite assinou, nesta sexta-feira (14/2), a ordem de início para execução do Projeto Urbanístico Integrado (PUI) no território Umbu, em Alvorada, na Região Metropolitana. O projeto, que integra o RS Seguro COMunidade, tem como objetivo qualificar espaços e equipamentos públicos comunitários. O Executivo estadual disponibilizou R$ 60 milhões para as obras nessa localidade.

O projeto possibilitará melhorias viárias e de infraestrutura no entorno, implantação de praças com áreas verdes e espaços de uso coletivo, além de áreas abertas, cobertas e edificadas para a realização de atividades culturais, educacionais, esportivas, de lazer e de organização comunitária.

O RS Seguro COMunidade é coordenado pelo RS Seguro e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), com assessoramento e consultoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS).

Além do governador, participaram da solenidade de assinatura o diretor-executivo do RS Seguro, Antônio Padilha, e o titular da Sedur, Rafael Mallmann, representantes da prefeitura de Alvorada e do Ateliê Coletivo de Projetos, escritório de arquitetura vencedor do concurso realizado pelo governo do Estado que desenvolverá o projeto executivo para futuras obras nesse local.

Na manhã desta sexta, também foi assinado o termo de cooperação do governo estadual com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a prefeitura de Alvorada, com o objetivo de integrar esforços para implementação de ações estratégicas nesse território, que, além do RS Seguro e da Sedur, envolvem as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Obras Públicas (SOP).

Leite apontou a expressiva redução dos indicadores de criminalidade em Alvorada, que se deve à forte atuação do governo. Nessa cidade, enquanto em 2017, ocorreram 116 homicídios para cada 100 mil habitantes, no ano passado foram 25.

"A segurança já melhorou e, além disso, queremos promover uma cultura de paz, para que todos possam olhar para o futuro com confiança. Além de investirmos em políticas públicas, envolvendo cultura, esporte, assistência social, saúde e educação, é necessário que as mudanças sejam concretas e visíveis. Por isso, o urbanismo social é tão importante. Está havendo uma virada de chave nesta comunidade", afirmou.

"É muito gratificante darmos mais este passo importante e vermos o projeto tomando forma. Nosso maior objetivo é proporcionar maior qualidade de vida para os moradores. É o Estado integrado com o município e a comunidade em prol do mesmo alvo", pontuou Padilha.