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Live com orientações para o ano letivo de 2025

Como parte da programação da Jornada Pedagógica de 2025, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta terça-feira (4/2), a live com orientações para o ano letivo, que começa no dia 10 de fevereiro. A transmissão, apresentada pela secretária da Educação, Raquel Teixeira, teve mais de 15 mil acessos simultâneos, reunindo professores, diretores, orientadores e equipes pedagógicas de toda a Rede Estadual.

Durante o evento, a titular da pasta fez um panorama dos principais desafios e conquistas dos últimos anos, relembrando o esforço realizado pela Seduc para criar uma cultura de acompanhamento e avaliação de aprendizagem. "Os alunos são nossa razão de ser, é para eles que nós existimos. Quando investimos nossa inteligência, nosso conhecimento, nosso tempo, nossa dedicação e nosso amor, estamos preparando cidadãos atuantes no futuro, capazes de conduzir o Estado", afirmou Raquel.

Entre os pontos abordados, foram destacados temas como as etapas que os estudantes precisam percorrer ao longo de sua trajetória, estratégias para manter o aluno na escola e evitar o abandono, além da busca por implementar políticas públicas por meio de evidências. "Somos uma rede que cresce e se fortalece no trabalho conjunto e coletivo. Somos 2.320 escolas que olham juntas na mesma direção: o sucesso escolar de cada estudante que nos procura", enfatizou Raquel.

Também foram apresentadas e detalhadas a Matriz de Referência de 2025 e a questão sobre a progressão parcial, que regulamenta os mecanismos de recuperação e suporte para os alunos da Rede Estadual. A partir dos dados do Centro de Educação Baseado em Evidências, da Seduc, foi constatado que 60% das reprovações acontecem por notas insuficientes em até três componentes curriculares. Para minimizar os impactos negativos e auxiliar a trajetória escolar dos estudantes, a Seduc estabeleceu uma política de estudos complementares, permitindo que o aluno consiga trabalhar na superação de dificuldades específicas.

É possível que os estudantes avancem para a próxima etapa letiva mesmo com pendências em até dois componentes curriculares, desde que pertencentes a, no máximo, duas áreas de conhecimento da formação geral básica.