A programação do Verão Maior Paraná e Jogos de Aventura e Natureza (JANs), promovido pelo Governo do Estado, contou neste domingo (26) com uma prova em parceria com o Corpo de Bombeiros - a 2ª corrida dos Guarda-Vidas.
Foram 500 pessoas, entre guarda-vidas/militares e comunidade, percorrendo um trajeto de 5 km pela orla de Caiobá. A largada e a chegada foram no mirante de Matinhos, ao lado do posto fixo do balneário.
O evento não é o único dos bombeiros no calendário esportivo da temporada, que já teve o Troféu Elite, em Porto São José. Além disso, estão agendados outros cinco eventos até o dia 23 de fevereiro, quando o projeto encerra oficialmente.
Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a atividade física é para todos e deve ser uma ferramenta de inclusão, saúde e bem-estar.
"A parceria com o Corpo de Bombeiros é fundamental para reforçar uma conexão com a comunidade, aproximando ainda mais as pessoas de quem cuida da nossa segurança. Eventos como esse incentivam a prática esportiva e levam mensagens de saúde para toda a população", afirma.
"Essa prova temática é realizada em homenagem a essa especialidade tão importante para nós, especialmente durante o verão. Essa integração com o Governo do Estado é essencial para o sucesso das nossas ações, permitindo eventos de qualidade e aproximando o Corpo de Bombeiros da população paranaense. Estamos muito satisfeitos com o resultado", disse o capitão Carlos Eduardo Klein, chefe do Centro de Educação Física e Desportos do Corpo de Bombeiros.
O campeão da prova foi o terceiro-sargento Robson Ferreira Alves, que já havia vencido a primeira edição em 2024. "Tive a alegria de conquistar o bicampeonato nessa prova tão especial para nós, que permite que a população nos veja em ação, treinados e preparados. É incrível correr junto com a comunidade, mostrando que o esporte aproxima as pessoas. Continuaremos treinando e dando o nosso melhor, sempre", conta.
Além dos membros da corporação, a prova foi aberta à comunidade, com uma categoria específica para inscritos que não fazem parte do Corpo de Bombeiros. O título feminino dessa categoria também foi um bicampeonato, conquistado por Marjorie Sandy, de 33 anos.