Por:

Chuvas: SP entrega nova sirene de alerta

O Governo de São Paulo inaugurou neste sábado (31) mais uma sirene de alerta remoto contra riscos de deslizamento e inundação, desta vez no Morro da Vila Progresso, em Santos. Agentes da Defesa Civil do Estado de São Paulo foram acionados para esclarecer sobre o funcionamento do equipamento e fazer um treinamento de evacuação com os moradores locais.

A nova sirene instalada na parte mais alta da comunidade, próxima às áreas com risco de deslizamento, faz parte de um amplo programa para fortalecer a cultura de prevenção em regiões com histórico de deslizamentos e inundações.

Com o equipamento instalado em Santos, o Estado já dispõe de 8 sirenes em operação e vai instalar mais 4 nas próximas semanas. Esses dispositivos são acionados de forma remota sempre que haja necessidade de evacuação imediata da região por risco de desastre iminente.

O projeto teve início no final de 2023, com a instalação de sirenes em São Sebastião, Guarujá e Franco da Rocha, e foi ampliado posteriormente para municípios como Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Capivari e São Luiz do Paraitinga. As próximas cidades serão instaladas em Mauá, Campos do Jordão, Monteiro Lobato e Registro.

De acordo com o Coronel Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil, a entrega da sirene em Santos representa mais um passo concreto na política de prevenção do Estado. "Cada sirene entregue e cada simulação de alerta realizada significam mais pessoas preparadas para agir diante do risco. O Sistema de Alarme Remoto é uma ferramenta de alerta precoce que salva vidas, mas sua efetividade depende da integração entre Estado, município e comunidade. É isso que estamos fortalecendo aqui em Santos", destacou.

Entre os participantes do treinamento em Santos estava o líder comunitário Profirio Missena da Silva, presidente da Associação dos Moradores da comunidade Bela Vista, vizinha à Vila Progresso, que ajudou a Defesa Civil no trabalho de panfletagem feita na última quinta-feira (29) para informar sobre a instalação.