Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), o Programa Agora Tem Especialista, do Ministério da Saúde, realizou a primeira cirurgia no Estado. A intervenção aconteceu neste sábado (24), no Vitória Apart Hospital, localizado no município da Serra e é o primeiro de sete cirurgias de colecistectomia videolaparoscópica, atendendo pacientes já cadastrados na fila de espera de procedimentos especializados.
O programa é voltado para a ampliação do acesso a serviços de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na redução das filas de cirurgias e do tempo de espera da população. O programa promove a integração da rede privada à rede SUS, uma estratégia que permite ampliar rapidamente a oferta de consultas, exames e cirurgias eletivas.
No Espírito Santo, a Sesa atuou de forma na articulação institucional, regulação do acesso, acompanhamento técnico e fiscalização dos contratos, garantindo que os serviços sejam ofertados com equidade, qualidade e transparência. Para a realização dos atendimentos, o cidadão é agendado exclusivamente pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde.
Com o plano de trabalho aprovado pelo Ministério da Saúde, e dando início à execução do programa, o Vitória Apart Hospital, realizará 288 cirurgias por mês, totalizando 3.456 procedimentos por ano, com investimento aproximado de R$ 11,2 milhões anuais em créditos financeiros. As especialidades contempladas incluem otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, cardiologia, ortopedia e urologia.
Todo o processo de acesso ocorre exclusivamente por meio da Central de Regulação Estadual, sob gestão da Sesa, assegurando critérios técnicos, priorização clínica e justiça no atendimento.