Por: Da redação

Rio lidera cobertura de vacinação infantil

A cidade do Rio alcançou o 1º lugar absoluto da melhor cobertura de quatro vacinas infantis entre todas as capitais do Brasil em 2025, além de ser top 5 para 12 das 16 principais vacinas do calendário da criança. A Pentavalente, com índice de 93,52%, se destaca e coloca o município acima das médias nacional (87,12%) e estadual (80,25%). Também estão no topo outros três imunizantes que protegem contra doenças como o sarampo, o tétano e a poliomielite: Tríplice Viral (103,43%), VIP, (92,70%) e DTP (88,32%). O resultado que coloca a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) no pódio é fruto da inteligência epidemiológica e robustez da rede com diferentes estratégias, revelando o compromisso com os carioquinhas.

A cobertura da Pentavalente, por exemplo, em capitais como São Paulo (SP), Recife (PE), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), variam entre 81,88% e 84,48%. Em Rio Branco, no Acre, segunda colocada para esta vacina, o índice é de 92,08%. A Pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae tipo b; a VIP contra a poliomielite; a Tríplice Viral D1 previne sarampo, caxumba e rubéola; e a DTP combate difteria, tétano e coqueluche. Os imunizantes garantem a qualidade de vida dos bebês, ajudando a evitar o surgimento de doenças graves e que podem ser fatais e de surtos de doenças já controladas na cidade.

"Nossa cidade superou as expectativas e conquistou um marco muito expressivo para além da média do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro. Temos muitos motivos para celebrar. É uma equipe imensa que se dedica diariamente para vacinar com responsabilidade e técnica. Mas, também, não posso deixar de elogiar e agradecer todos os responsáveis que levam os pequenos para serem vacinados, que acreditam na ciência que salva vidas e elimina doenças. Vamos continuar com o nosso trabalho primordial de conscientizar o carioca da importância da imunização", diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Os efeitos dos números da cobertura vacinal são frutos das ações de uma rede completa da SMS, especialmente da integração entre Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde.

Os esforços do município receberam o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que em 2025 lançou com a SMS o livro "Vacina, Rio!", que sistematiza a experiência e boas práticas que ajudaram a alavancar a vacinação infantil na cidade.