Estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes para a 3ª turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (2026-2027), da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). O curso representa uma oportunidade para quem busca aprofundar conhecimentos e desenvolver práticas que impactam diretamente a qualidade do cuidado ofertado em saúde mental e atenção psicossocial no SUS aos cidadãos.
A especialização com 38 vagas é gratuita e será ministrada em regime presencial, na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte. São 36 vagas destinadas a gestores/as e trabalhadores/as de saúde mental da rede pública de saúde dos municípios mineiros ou da esfera estadual e duas vagas destinadas a representantes do segmento de usuários no controle social em saúde em Minas Gerais.
O objetivo do curso é promover a formação crítica e reflexiva de trabalhadores, gestores e participantes do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais para que possam atuar na atenção psicossocial.
Conforme o coordenador de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ESP-MG, Bruno Reis de Oliveira, a especialização conta com uma formação ampla para o profissional que atua na área de saúde mental.
"Nosso curso traz desde abordagens mais específicas como a infância e adolescência, até temas que são muito relevantes, especialmente aqui em Minas Gerais, em razão dos eventos recentes de desastres ambientais, como o rompimento das barragens. Então, temos também uma oferta de conteúdo direcionado às situações de emergência em saúde pública e temas bem necessários como a temática do racismo, que tem implicações no acolhimento dos usuários do SUS que procuram os serviços de saúde", explica o coordenador.