Ao som de canções natalinas interpretadas pela Orquestra de Violinos do Rio, o Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quarta-feira (10), a iluminação especial do projeto "Luzes da Guanabara". Pelo terceiro ano consecutivo, a fachada do Palácio Guanabara se transforma em um dos principais cenários das celebrações de Natal no estado. A abertura contou a chegada do Papai Noel, acompanhado da Mamãe Noel, em um momento que emocionou o público presente.
A entrada principal da sede oficial do Governo do Estado estará iluminada até o dia 6 de janeiro por 150 mil leds. Para dar ainda mais charme à decoração, a tradicional árvore de Natal instalada na entrada do Palácio vai contar com acessibilidade, incluindo piso tátil, intérprete de Libras e cartões natalinos em Libras.
"O clima natalino sempre nos traz lembranças das coisas boas que vivemos ao lado de nossas famílias. Quando nos aproximamos das celebrações de fim de ano, temos a oportunidade de agradecer e refletir sobre tudo o que vivemos. Como governador do Rio de Janeiro, se pudesse fazer um pedido de Natal, gostaria que toda a família fluminense tivesse uma mesa com fartura, harmonia e muito amor, não só nesse Natal, mas todos os dias. O Luzes da Guanabara já virou uma tradição que ilumina não só o Palácio Guanabara, mas também o espírito do nosso estado", disse o governador Cláudio Castro.
O projeto do Governo do Estado é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela Subsecretaria de Grandes Eventos, com apoio da Light. Além da decoração, que também se estende às palmeiras e árvores na frente do Palácio Guanabara, estão previstos mais dois shows gratuitos: um no dia 18 de dezembro e outro no dia 6 de janeiro, ambos às 18h.
"É um presente para as famílias fluminenses e uma forma de celebrar a esperança, o encontro e a cultura", celebrou a primeira-dama Analine Castro, presidente de honra do RioSolidario.