Por:

MG: Dia Internacional Contra a Corrupção

Minas Gerais celebrou o Dia Internacional Contra a Corrupção com uma programação especial promovida pela Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG), instituição da qual fazem parte diversos órgãos estaduais, dentre eles a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), a Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG) e a Advocacia-Geral do Estado (AGE/MG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG). O evento reuniu órgãos públicos, especialistas e representantes da sociedade civil com o objetivo de fortalecer o diálogo e consolidar a agenda anticorrupção no âmbito do estado.

Durante a programação, a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, mediou o painel "A inteligência artificial na prevenção e no combate às fraudes e à corrupção", que destacou o papel da tecnologia como aliada estratégica no fortalecimento dos mecanismos de controle e prevenção de irregularidades.

"A Ouvidoria-Geral do Estado cumpre um papel estratégico ao qualificar a escuta do cidadão e transformar manifestações em informações capazes de identificar riscos e sinais precoces de irregularidades. Com o uso de inteligência analítica e protocolos seguros de proteção ao denunciante, contribuímos para a atuação preventiva do Estado e para o fortalecimento do controle social, em articulação com os demais órgãos da Rede Arcco-MG", declarou a ouvidora-geral do Estado.

"Quando a CGE é acionada para apurar uma denúncia ou conduzir um trabalho de auditoria, tanto o cidadão quanto o gestor aguardam respostas rápidas e precisas. Para alcançar essa agilidade, a inteligência artificial surge como um instrumento capaz de fortalecer significativamente nossos processos", explica a controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias.

"Como guardiã do Estatuto do Servidor e referência na promoção da integridade no Estado, a CGE tem desenvolvido soluções em IA e atuado para assegurar que essas ferramentas sejam sempre utilizadas de forma ética e íntegra", destacou.

Ainda como parte das ações alusivas à data, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Advocacia-Geral do Estado (AGE/MG), Conselho de Ética Pública (Conset) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), lançou o segundo módulo do Curso de Prevenção e Combate à Corrupção.

Nesta nova etapa, o curso aprofunda o estudo sobre o tema, abordando as diferentes esferas de responsabilização por atos corruptos, o funcionamento das instâncias responsáveis pela apuração e as consequências aplicáveis aos envolvidos.