Por: Mateus Lincoln - BSB

BH registra baixa presençado mosquito Aedes aegypti

Levantamento aponta índice inferior a 1% nos imóveis | Foto: Divulgação/PBH

Levantamento feito pela prefeitura de Belo Horizonte (MG) em 53 mil imóveis identificou que 0,6% apresentaram larvas do Aedes aegypti, inseto que transmite dengue, zika e chikungunya.

O estudo, conhecido como Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), é realizado todos os anos e indica os locais e recipientes onde a água parada se acumula. Pelos parâmetros do Ministério da Saúde (MS), acima de 4% há risco alto, entre 1% e 3,9% o risco é médio e abaixo de 1% o risco é baixo. O resultado coloca BH como área de baixa ameaça.

O LIRAa mostrou ainda que 88,8% dos focos estão em residências.

Entre os recipientes mais comuns estão pratinhos de vasos, ralos, canaletas, objetos sem uso, recipientes de armazenamento e caixas d'água. A análise por regionais apresentou índices baixos em quase toda a cidade, com variação entre 0,3% e 0,8%, e resultado médio de 1% em Venda Nova.

 

Matrículas na rede pública de BH

A prefeitura de Belo Horizonte (MG) informou que o prazo para realizar o cadastro de estudantes para 2026 termina na sexta-feira (14). Esse procedimento deve ser concluído no Portal da Prefeitura e é obrigatório para quem deseja iniciar a educação infantil, o ensino fundamental ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Podem se registrar moradores da capital que atendam aos critérios por faixa etária, incluindo gestantes interessadas em garantir vaga futura para seus filhos. O resultado da solicitação estará disponível em 15 de dezembro.

ES: Vila Velha concorre a prêmio

Vila Velha (ES) participa do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq, que reconhece administrações municipais comprometidas com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Na última edição, encerrada em junho de 2023, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) esteve entre os cem gestores brasileiros premiados. O programa certifica simbolicamente prefeituras que aplicam políticas de desenvolvimento voltadas à infância, abrangendo áreas como educação, saúde e também proteção social.

São Paulo homenageia banda AC/DC

Até domingo (16), o prédio da prefeitura de São Paulo (SP) exibirá projeções com imagens relacionadas ao grupo australiano AC/DC, que anunciou retorno ao país após 17 anos. A única apresentação será em 24 de fevereiro de 2026, no estádio Morumbis, integrada à turnê Power Up. A autorização para uso do imóvel foi concedida porque a gestão avaliou que a ação contribui para atrair visitantes e reforçar o caráter cultural do evento. A última vinda do grupo ocorreu em 2009, no mesmo local. Neste ano, a capital recebeu grandes festivais de música, eventos esportivos internacionais e muitos outros.

Fórum de reciclagem em Contagem

A prefeitura de Contagem (MG) promoverá no próximo dia 19 o primeiro Fórum de Gestão de Resíduos Sólidos. O encontro reunirá representantes do poder público, empresas, cooperativas e comunidade para debater práticas no tratamento do lixo. O evento, gratuito e com inscrições pelo Sympla, contará com painéis sobre cidadania, logística reversa e economia circular. Também haverá apresentações culturais, atividades interativas e ponto de coleta de equipamentos eletrônicos, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

Ufes debate a Reforma Tributária

De hoje (10) a quarta-feira (12), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebe o Encontro de Contabilidade Tributária. O evento acontece no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, no campus de Goiabeiras. A atividade reúne alunos, docentes, pesquisadores e profissionais para tratar da Reforma Tributária. Serão três dias com palestras, painéis e oficinas sobre mudanças no país e uso de Inteligência Artificial na área. A iniciativa é do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Ufes. A programação inclui dinâmica sobre educação tributária para ingressantes, oficina com ChatGPT.