O prazo para envio de contribuições à Consulta Pública do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 16-Violeta do metrô de São Paulo termina nesta sexta-feira (7). A iniciativa, que ligará a zona leste à zona oeste da capital, está em sua última semana de recebimento de sugestões da sociedade para aprimorar o projeto.
A primeira etapa da Linha 16 terá 19 quilômetros de extensão e 16 estações: Teodoro Sampaio, Oscar Freire, Nove de Julho, Jardim Paulista, Parque Ibirapuera, Dante Pazzanese, Ana Rosa, Parque Aclimação, Parque Independência, São Carlos, Paes de Barros, Vila Bertioga, Álvaro Ramos, Regente Feijó, Anália Franco e Abel Ferreira. O investimento previsto para esta fase é de R$ 37,5 bilhões. A expectativa é de transportar, em média, 475 mil passageiros por dia até 2040.
Durante a consulta pública, a sociedade pode enviar sugestões por escrito, exclusivamente para o e-mail [email protected]
, utilizando o formulário disponível na página do projeto no site da Secretaria de Parcerias de Investimentos (SPI), na aba “Audiências e Consulta Pública”. Serão consideradas apenas as contribuições enviadas dentro do prazo e com todas as informações obrigatórias preenchidas. O regulamento também está disponível no site da secretaria.
A Linha 16 terá oito pontos de integração com outras linhas de metrô e trens: Linha 1-Azul (Ana Rosa), Linha 2-Verde (Ana Rosa e Anália Franco), Linha 4-Amarela (Oscar Freire), Linha 6-Laranja (São Carlos), Linha 10-Turquesa (São Carlos) e, futuramente, com as linhas 19-Celeste (Jardim Paulista), 20-Rosa (Teodoro Sampaio) e 22-Marrom (Teodoro Sampaio).
Além da consulta pública, duas audiências foram realizadas em outubro para debater o projeto e esclarecer dúvidas. As sessões foram transmitidas pelo canal oficial do Governo de São Paulo no YouTube.