O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence sediou, na noite de quinta-feira (23), a nona edição do Prêmio Santo André de Inovação, evento integrante da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O prêmio reconheceu iniciativas nas categorias “Soluções e Tecnologias Inovadoras” e “Extensão Tecnológica”.
O vencedor na categoria “Soluções e Tecnologias Inovadoras” foi a Fundação Educacional Inaciana (FEI), de São Bernardo do Campo, com um dispositivo que reduz tremores nas mãos por meio de um giroscópio de alta velocidade. Na categoria “Extensão Tecnológica”, a Escola Estadual Renêr Caram, localizada na Vila Palmares, em Santo André, apresentou estações meteorológicas de baixo custo, que podem ser utilizadas em escolas para auxiliar alunos a compreender o clima da região.
De acordo com o prefeito Gilvan Ferreira, a premiação reforça o papel de Santo André na promoção de tecnologias que beneficiam a população. “Este prêmio coloca Santo André no futuro, trazendo uma cidade mais inteligente e pensando sempre no morador andreense. Já temos diversas tecnologias sendo utilizadas, como o Onda Verde e o CEP Digital, que simplificam a vida da população”, afirmou.
Os trabalhos premiados e demais projetos participantes ficaram em exposição por dois dias, abertos a escolas e ao público em geral, e foram avaliados por uma banca composta por 23 especialistas. Além da FEI, instituições como Etecs e Fatecs da região também se destacaram na categoria “Soluções e Tecnologias Inovadoras”. Na categoria “Extensão Tecnológica”, além da Escola Estadual Renêr Caram, receberam menções a Strong Business School e a Universidade Metodista. Outros participantes incluíram a Fundação Santo André, Hion Tecnologia, Senac, Senai, Universidade Federal do ABC e Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação 2025, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, por meio do Parque Tecnológico de Santo André, integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento teve o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre instituições de pesquisa, ensino, governo e setor produtivo, consolidando a inovação como um motor de desenvolvimento econômico e social no município.