O Theatro Municipal do Rio de Janeiro será palco, nesta quinta-feira (23), da Mostra Desengavetando, evento dedicado ao cinema independente e à arte de contar histórias. Nesta edição, a mostra celebra o cinema negro, com uma programação composta por documentários e ficções que refletem memória, identidade e resistência. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita previamente através de formulário on-line.
Entre os destaques da noite está o documentário Camisas Negras: Uma Jornada Histórica, dirigido por Thais Vieira e realizado com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com o Club de Regatas Vasco da Gama.
O filme nasceu de um ciclo de oficinas audiovisuais promovidas em colaboração com o clube, resgatando a trajetória do time conhecido como Camisas Negras, símbolo da luta antirracista no futebol brasileiro.
"O apoio a obras como Camisas Negras reafirma o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a produção audiovisual fluminense e ampliar o acesso à formação cultural. E promover oficinas que resultam em filmes como esse é fundamental para revelar novos talentos, estimular a criação coletiva e garantir que diferentes vozes e narrativas encontrem espaço nas telas. As oficinas desenvolvidas mostraram o quanto a cultura pode ser um espaço de diálogo e reflexão, especialmente para jovens, ao abordar temas como identidade, memória e luta antirracista", afirma Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Bate-papo especial com o público
Após a sessão da mostra no Theatro Municipal, o público é convidado para uma conversa especial com os realizadores, abordando o processo criativo e os temas que atravessam os filmes, como ancestralidade, identidade e os caminhos da produção independente no Brasil.
"A Mostra Desengavetando nasce de uma dor de artistas independentes que não têm onde exibir seus filmes e muitas vezes engavetam esses projetos. Então, buscando esse acesso a exibições e a diálogos com o cinema, nós criamos essa mostra que visa justamente trazer ao público, principalmente para quem é do subúrbio, esse diálogo não só com o cinema, mas com os realizadores locais. E, claro, se possível, levar esse diálogo para fora do subúrbio também", explica Roberto Costa, idealizador da Mostra Desengavetando.