Por: Redação

Campinas recebe Padre Júlio Lancellotti para conversa sobre inclusão e direito à moradia

O padre Júlio Lancellotti estará em Campinas | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O padre Júlio Lancellotti estará em Campinas na próxima sexta-feira (17) para participar de uma conversa sobre inclusão e moradia social. O evento é gratuito, aberto ao público, e será realizado às 17h, na sede do Sindipetro Unificado (Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo), localizada na Rua Cônego Manoel Garcia, 1010, Jardim Chapadão. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até as 14h do mesmo dia pelo link: https://forms.gle/ngVESqbt7KFjA7S38.

Com 77 anos, padre Júlio trabalha com a população de rua há mais de 40 anos e é referência nacional no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Também é o pároco da Igreja de São Miguel Arcanjo, da Mooca, desde 1986, época em que começou suas atividades nos movimentos sociais. Padre Júlio é vigário episcopal da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo e pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo.

Reconhecido por sua trajetória em defesa dos direitos básicos das pessoas em situação de rua e pela erradicação da pobreza, o sacerdote paulistano abordará no evento os desafios da população marginalizada e compartilhará experiências de sua atuação pastoral em São Paulo. Sua presença em Campinas deve ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas à população de baixa renda e sobre alternativas à crise habitacional.

O padre Júlio Lancellotti criticou nesta segunda-feira (8) a falta de assistência aos moradores de rua e a exploração dessa população. O religioso, que é vigário episcopal para a Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, fez uma alerta sobre a invisibilidade das pessoas em situação de rua e o uso dessas pessoas como mão de obra barata.

Fundo Haja!

A iniciativa é promovida pelo Fundo Haja!, associação sem fins lucrativos formada por cidadãos que atuam para transformar imóveis vazios em moradias acessíveis.

O projeto adquire e restaura prédios, especialmente os de valor histórico e cultural localizados em áreas centrais de Campinas, para disponibilizá-los como locação social. Além de oferecer habitação digna a preços acessíveis, a entidade também fomenta a geração de emprego e renda.

Serviço

Encontro com Padre Júlio Lancellotti
Data: 17 de outubro, sexta-feira
Horário: 17h
Local: Sindipetro Campinas (Rua Cônego Manoel Garcia, 51, Vila Nova)
Inscrições: gratuitas até 17/10, às 14h, no site e redes sociais do Fundo HaJa! (Instagram, Facebook)
Formulário: Clique aqui