Por: Raquel Valli

Segurança Pública de Sumaré usa armas descartadas por Paulínia

Armas foram entregues em evento com a presença dos prefeitos das respectivas cidades | Foto: Divulgação Prefeitura de Paulínia

A Prefeitura de Paulínia (SP) doou, neste mês de outubro, 50 pistolas semiautomáticas calibre .380 à Prefeitura de Sumaré (SP), que não eram mais usadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Paulínia. De acordo com o Executivo paulinense, “a guarda tem armamento mais moderno e não utilizava mais essas pistolas, que possuem tecnologia inferior”.

Ainda segundo a Prefeitura de Paulínia, as pistolas são da marca Taurus e serão utilizadas pelas forças de segurança de Sumaré. Já Paulínia está utilizando um armamento mais recente, entregue em fevereiro de 2024: 230 pistolas calibre 9mm da marca Glock.

Análise das armas

Ao Correio da Manhã, o especialista em segurança pública, Marci Elber Rezende, coronel da reserva da Polícia Militar e ex-comandante da PM de Campinas, comparou as armas e esclareceu que o calibre da .380 não é indicado para o uso atividades de segurança pública, porque trata-se de arma para a segurança pessoal.

“Não é adequado porque não tem o stopping power necessário”, justificou, referindo-se à capacidade de um projétil "parar" um agressor, como no caso de um ataque humano, por exemplo.

Além do calibre inadequado, Rezende menciona o fato de Sumaré estar usando um armamento de segunda-mão, que, inclusive, foi descartado pela Prefeitura de Paulínia.

Quanto às marcas, afirma que “a Glock está bem na frente da Taurus, porque tem um custo-benefício melhor em termos de material e tecnologia” e que “é um armamento já testado no mundo todo”.

Solenidade

As armas foram entregues pelo prefeito de Paulínia, Danilo Barros (PL), ao chefe do Executivo de Sumaré, Henrique Paraíso (Republicanos), em uma cerimônia no Centro de Operações Integradas (COI) de Paulínia.

A solenidade contou com a presença do comandante da Guarda Civil de Paulínia, Gidel Vieira; do secretário de Segurança Pública de Paulínia, Maick Lucizano, e do secretário de Segurança Pública de Sumaré, Jeverson Eclair Soares.

Barros celebrou a iniciativa. “Com essa ação, reforçamos a segurança de Sumaré e, ao mesmo tempo, contribuímos para a proteção de toda a nossa região. Somos cidades vizinhas e conectadas, e quando um município avança em segurança, todos ganham”.