A partir deste mês, os mineiros já podem consultar mais 11 anos de edições do Jornal Minas Gerais totalmente digitalizadas. Com a ampliação do acervo, agora estão disponíveis, no site www.jornalminasgerais.mg.gov.br, publicações veiculadas entre 1999 e 2009.
A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso a atos oficiais e notícias do governo do período, além de preservar o conteúdo histórico. Antes da atualização, o acervo digital já contava com edições de 1892 a 1943 e de 2010 até os dias atuais. Com a inclusão das novas edições, são mais 182 mil páginas.
O superintendente de Gestão do Diário Oficial, Rafael Freitas Corrêa, ressaltou a importância do projeto. "É uma iniciativa relevante que visa preservar o acervo impresso do jornal e ampliar o acesso ao seu conteúdo. À medida em que a digitalização avança, disponibilizamos todo este material na internet, evitando o manuseio constante do jornal impresso, que remonta ao século XIX", explicou.
Segundo Rafael, a medida também beneficia pesquisadores e cidadãos. "O acesso ao conteúdo histórico agora está na palma da mão. Até o momento, são 63 anos do Diário do Executivo digitalizados e disponíveis para consulta pública e gratuita", destacou.
Como acessar
O conteúdo digitalizado pode ser consultado em dois blocos: um que reúne edições desde a primeira publicação até 1943, e o outro com as publicações de 2010 em diante. Para visualizar as edições, basta acessar o site do jornal, informar a data desejada e clicar em "Ir".
Mais transparência
Com o objetivo de modernizar e democratizar a informação, o Diário Oficial de Minas Gerais se tornou totalmente eletrônico em março de 2019. Desde então, o número de acessos cresceu significativamente, chegando a mais de 8 milhões de consultas em 2024, evidenciando a relevância do formato digital para a transparência pública.
A digitalização do acervo, conduzida pela Superintendência de Gestão do Diário Oficial da Secretaria de Estado de Governo (Segov), é um processo contínuo.