Por:

ES: institutos promovem encontro de apicultura

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis) promovem, nesta sexta-feira (29), o 1º Encontro de Apicultura e Meliponicultura em Linhares. O evento será realizado no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Norte do Incaper (CPDI Norte) e reunirá apicultores, meliponicultores, pesquisadores, técnicos e interessados em conhecer ou iniciar atividades nessas áreas.

O encontro tem como principal objetivo estimular a integração entre criadores de abelhas africanizadas (apicultura) e de abelhas nativas sem ferrão (meliponicultura), além de aproximar esses produtores de instituições que desenvolvem estudos e ações de incentivo ao setor. A programação permitirá que os participantes compartilhem experiências, discutam desafios comuns e construam estratégias conjuntas para fortalecer a produção de mel e a conservação de abelhas no Espírito Santo.

Embora diferentes, a apicultura e a meliponicultura enfrentam obstáculos semelhantes, e a união desses segmentos pode aumentar sua representatividade. "Este é o primeiro encontro que realizamos, e a expectativa é muito positiva. A integração, o diálogo e a troca de conhecimentos técnicos entre os criadores são essenciais para consolidar essas atividades no Estado, tornando-as cada vez mais uma alternativa viável para diversificação da produção agrícola", afirma Alex Fabian Rabelo Teixeira, extensionista do Incaper em Linhares.

Durante o evento, Alex Fabian apresentará as ações do Incaper na área, com destaque para a Estação das Abelhas, na Fazenda Experimental de Linhares. No espaço, são realizadas orientações sobre criação de abelhas sem ferrão, essenciais para polinização de plantas nativas, conservação da biodiversidade e recuperação de áreas florestais. Já as abelhas africanizadas, com ferrão, têm uso consolidado na agricultura, contribuindo para a polinização de culturas e a produção de mel em grande escala.

Além das palestras, haverá exposição de produtos e materiais relacionados à apicultura e meliponicultura na área externa do CPDI Norte.