O Governo de Minas lançou um serviço inédito de empréstimo de livros em braille e de audiolivros, com entrega gratuita em domicílio para pessoas com deficiência visual, um marco na ampliação da democratização e acesso aos livros no estado.
O projeto Ler Para Ver (Braille Delivery) foi inaugurado, na segunda-feira (11), pelas secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Cultura e Turismo (Secult), na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em uma cerimônia que incluiu a apresentação musical do coral de integrantes do Instituto São Rafael.
O novo serviço expande o alcance das ações da biblioteca, permitindo que usuários cadastrados recebam obras diretamente em casa, sem necessidade de deslocamento.
As inscrições para recebimento dos livros podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (31) 2128-8248.
Referência nacional
O idealizador do projeto, Glicério Ramos Silva, é o coordenador do setor Braille, que completa 60 anos, dentro dos 71 anos de história da Biblioteca Pública Estadual, consolidando-se como referência nacional na produção e no empréstimo de livros acessíveis.
"Essa iniciativa surgiu da necessidade de trazer novos leitores para a biblioteca e há muitos com deficiência visual que não conhecem o setor Braille ou têm dificuldade para acessá-lo", explicou Glicélio.
"O Braille Delivery busca, então, facilitar o caminho para essas pessoas e democratizar o acervo. Nós temos aqui livros clássicos e contemporâneos e, inclusive, lançamentos recentes. Por exemplo, 'Em Agosto Nos Vemos', livro de Gabriel García Márquez, lançado em 2024, já está disponível no setor Braille", exemplificou.
Nesta primeira fase, o atendimento será realizado com entregas quinzenais, no período da manhã, em Belo Horizonte e nos municípios de Contagem, Betim, Ibirité, Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.
O secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, elogiou o trabalho e a iniciativa, reforçando o poder transformador da leitura, e ressaltou que o programa se soma a outras ações voltadas a pessoas com deficiência.