O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta terça-feira (29), a entrega de importantes serviços de saúde para a população em evento realizado no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica. Foi apresentado o novo Portal de Oftalmologia, uma ferramenta digital dentro do Portal Inteligente ES.GOV, que tem como objetivo facilitar o acesso dos pacientes à solicitação de órteses e próteses oculares, eliminando a necessidade de deslocamentos presenciais até uma unidade de saúde.
Durante o evento, também foi realizada a entrega de próteses oculares para 60 usuários já cadastrados e agendados no âmbito do Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica de 2025. Além disso, o Governo do Estado lançou o projeto "Wi-Fi Saúde" em 36 equipamentos da rede estadual. A iniciativa disponibiliza acesso gratuito à internet, a partir de leitura de um QR-Code, para os frequentadores de locais como hospitais, Farmácia Cidadã, Hemoes, Centros Regionais de Especialidades (CRE), entre outros.
"Estamos entregando 500 próteses para quem precisa e mais 20 mil óculos. Um serviço da oftalmologia importante e que agora abrimos o cadastro via Portal ES.GOV. Isso vai reduzir a quantidade de vezes que a pessoa precisa vir ao CRE Metropolitano, podendo solicitar sua prótese da sua casa ou município. Assim como fizemos nas teleconsultas, diminuir esse deslocamento é fundamental para darmos mais qualidade de vida para os capixabas. Ao invés de vir três ou quatro vezes, o paciente vem uma vez para fazer o molde e outra para buscar as próteses. Se for óculos, ele chega na própria unidade de saúde, facilitando ainda mais", afirmou o governador Casagrande.
Por meio do portal inteligente do Governo do Estado, o paciente pôde iniciar o processo de solicitação de forma totalmente on-line, seguindo as orientações disponíveis na página. Para dar prosseguimento ao pedido, era necessário anexar a receita ou encaminhamento médico. Após a análise e validação da solicitação pela equipe técnica, o usuário recebia um comunicado informando a data para comparecimento à unidade de referência, onde era feita a medição e a escolha da órtese ou prótese ocular.
O superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, destaca que a disponibilização deste serviço online representa um avanço significativo em termos de cidadania digital e acesso à saúde ocular. "Basta o paciente estar com a receita válida por um ano em mãos e pronto, em alguns cliques já vai ter acesso ao novo serviço e realizar a solicitação dos óculos", ressaltou.