Por:

São Paulo anuncia novos incentivos para circos

O Governo de São Paulo anunciou um pacote com três ações voltadas ao fortalecimento da atividade circense no estado: a nova edição do Troféu Picadeiro, a criação do programa Pró-Circo e a realização do Festival de Circo SP em 2025. As iniciativas são coordenadas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, em parceria com uma organização social responsável por projetos culturais no estado.

Entre as medidas, o Pró-Circo é a que está em estágio mais avançado. O Circo Miller foi selecionado por meio de edital público e poderá receber até R$ 500 mil. O valor será destinado à manutenção da estrutura física com foco em segurança e funcionalidade, aprimoramento do espetáculo, capacitação da equipe técnica, regularização documental, planejamento financeiro e fortalecimento da comunicação, identidade visual e estratégias de vendas. Como contrapartida, o grupo fará apresentações gratuitas em escolas durante as seis semanas previstas para a execução das melhorias. As atividades acontecerão em dois municípios paulistas, ainda em fase de definição.

Já o Troféu Picadeiro abrirá inscrições no dia 1º de agosto e segue até 14 de setembro. A premiação contará com nove categorias voltadas a artistas circenses e uma destinada a instituições que atuam na área.

O tradicional Festival de Circo SP está marcado para acontecer entre os dias 28 e 31 de agosto, em Piracicaba, no interior do estado.

A 18ª edição será gratuita e reunirá cerca de 40 atrações em três lonas e um palco ao ar livre instalado no Engenho Central. A programação incluirá espetáculos de palhaçaria, acrobacias aéreas, contorcionismo, ilusionismo, globo da morte e outras linguagens clássicas do circo. Haverá ainda apresentações voltadas a estudantes e públicos atendidos por instituições assistenciais.

Com edital lançado para a edição de 2025, o festival selecionará 31 atrações com cachês garantidos e orçamento previsto de R$ 800 mil. Artistas, grupos e companhias com espetáculos de curta e longa duração foram contemplados. Também foram abertas chamadas para oficinas e ações formativas que integram a programação.

Desde sua criação, o Festival de Circo SP já beneficiou milhares de profissionais, com centenas de apresentações e atividades pedagógicas.