Por:

Rio amplia vacina atualizada da covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) começou a vacina contra a variante JN.1 da covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais. A imunização está disponível em todas as 240 salas de vacinação da cidade, incluindo o Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo e também na Zona Oeste, no ParkShoppingCampoGrande.

O secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz, destacou a importância da continuidade da vacinação para a manutenção do controle da doença na capital fluminense. "Temos uma cobertura alta de vacinação contra covid-19. Quase 98% dos cariocas já tomaram pelo menos duas doses e não temos nenhuma internação por covid na cidade. Para continuar assim, é importante tomar as doses de reforço. Fica a convocação para todas as pessoas com mais de 60 anos procurarem uma unidade de saúde para se vacinar", declarou.

Até o momento, a cidade já imunizou idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e aqueles com mais de 65 anos que frequentam as unidades de saúde. A próxima etapa da campanha, prevista para agosto, contemplará pessoas com imunossupressão ou que utilizam medicamentos imunossupressores, que regulam o sistema imunológico. A vacinação para outras faixas etárias será realizada de forma escalonada, conforme o cronograma de envio das doses pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra a variante JN.1, considerada a mais recente em circulação no país, é segura e eficaz na prevenção contra formas graves da covid-19, reduzindo significativamente o risco de internação e óbitos relacionados à doença.

A cozinheira Márcia Silva Corrêa, de 60 anos, reforçou sua motivação para receber a nova dose. "Tomo a vacina para manter minha saúde e para não ser mais uma vítima da covid. Tomei todas as doses, inclusive a atual, e vou tomar todas que vierem", afirmou.

Além da imunização contra a covid-19, a SMS reforça a importância da vacinação contra a influenza, que também está em andamento para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A campanha visa proteger a população contra a gripe e suas complicações, principalmente durante os períodos mais frios do ano.

A SMS orienta que os cariocas mantenham o cartão de vacinação atualizado.