Por:

SP lança dois programas sociais e econômicos

O Governo de São Paulo lançou dos programas: um para melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável e outro para dar mais empregabilidade as pessoas no mundo tecnológico.

Chamado de SuperAção SP, o programa vai dar condições para que famílias vulneráveis tenham apoio e acesso às oportunidades para a efetiva superação da pobreza no estado de São Paulo.

"O SuperAção não é um programa de benefícios, mas sim um convite a uma caminhada, porque acreditamos que essa jornada será vitoriosa. Esse caminho começa com a proteção social, em percebermos onde o Estado está ausente. Só garantindo a proteção social é que partimos para a segunda etapa, de desenvolvimento de competências", destacou o governador Tarcísio de Freitas.

Com investimento inicial de R$ 500 milhões para operacionalização do programa, o SuperAção SP reúne 29 políticas públicas de diferentes secretarias em uma jornada completa de atendimento às famílias. A primeira onda do programa vai beneficiar 105 mil famílias, que serão mapeadas com base nos dados do CadÚnico em municípios do estado que forem convidados a aderir.

O público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), realizaram a inscrição ou atualizaram os dados no CadÚnico nos últimos 24 meses e têm renda familiar per capita, excluindo rendimentos de auxílios sociais, abaixo de meio salário-mínimo nacional (R$ 759).

Conectividade com as empresas

Chamado de Trampolim, ele uma iniciativa digital que promete transformar a relação entre empresas e profissionais no mercado de trabalho. Trata-se de uma plataforma gratuita que reúne, em um só lugar, vagas de emprego, cursos de qualificação, ferramentas de orientação de carreira e apoio para quem busca se recolocar ou crescer profissionalmente. Já as empresas participantes poderão definir os perfis desejados, divulgar vagas gratuitamente e colaborar na criação de trilhas formativas personalizadas, garantindo uma conexão mais eficaz com candidatos qualificados.

"Esta é uma plataforma para unir pessoas e oportunidades. O empreendedor vai poder registrar quais são suas principais demandas por formação pessoal e profissional e, desta forma, conseguimos entender cada vez melhor onde estão as oportunidades, algo que é um componente importante do nosso programa. Vamos proteger as pessoas, desenvolver os talentos e, por fim, garantir a inclusão produtiva", afirmou o governador.