Minas Gerais superou a marca de 560 municípios livres no estado, por meio do programa Minas Livre Para Crescer do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Com isso, são quase 14 milhões de mineiros beneficiados com um ambiente mais propício para o empreendedorismo e para a geração de empregos. Pocrane, no Vale do Rio Doce, foi o 560º município a aderir ao programa. Pouso Alegre, Pouso Alto, Coluna, Poço Fundo e Senador Amaral seguem no ranking dos últimos a assinarem a legislação de Liberdade Econômica no estado. "Desde o lançamento do programa, em dezembro de 2019, temos procurado, cada dia mais, reduzir as burocracias e os custos para novos empreendimentos. E o meu compromisso é simplificar a vida de quem trabalha, investe e gera empregos para os mineiros", enfatiza o governador Romeu Zema. A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, também celebrou a marca. "Essa é uma excelente notícia para Minas Gerais, pois mostra que essas cidades estão investindo na desburocratização e na melhoria do ambiente de negócios, permitindo que Minas continue crescendo", destaca.
Os impactos positivos gerados pela Liberdade Econômica já são visíveis em municípios de pequeno porte do estado. Em 2024, todos os dez que mais geraram empregos são livres. E agora, o programa também avança para grandes cidades mineiras. Em 9/6, o município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, anunciou a adesão ao programa. É a primeira cidade com mais de 750 mil habitantes a aderir à legislação de Liberdade Econômica.
Assim, as atividades classificadas como baixo risco, e dispensadas de alvará, saltaram de 300 para 700 no município. Belo Horizonte também está em processo de adesão à legislação de Liberdade Econômica. O Projeto de Lei (PL) 1013/2024 já foi aprovado na Câmara Municipal e aguarda sanção do chefe do Poder Executivo municipal.
"O avanço dos pequenos municípios em Minas, por meio do Minas Livre Para Crescer, tem atraído o interesse de grandes cidades mineiras, que também buscam um ambiente ainda mais próspero", afirma o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.