Por:

Rio tem esquema especial para show da Lady Gaga

O Governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (28), o esquema especial de segurança e serviços para o show da cantora Lady Gaga durante coletiva promovida no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A expectativa é que cerca de 1,6 milhão de pessoas compareçam ao show da artista, marcado para o próximo sábado (03/05) na Praia de Copacabana. A operação para o evento vai contar com 5,3 mil policiais civis e militares, bombeiros e agentes dos programas Segurança Presente e Lei Seca.

A Polícia Militar (PMERJ) vai mobilizar 3,3 mil agentes para operar no policiamento ostensivo. Serão 70 viaturas, 78 torres de observação, 48 motopatrulhas e grupos de policiais especializados em patrulhamento de multidão, destinados especificamente a prevenir roubos e furtos durante o espetáculo. O CICC Móvel estará posicionado na Praça do Lido, com dois drones de reconhecimento facial, além de 12 câmeras extras de reconhecimento facial na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Os PMs realizarão, ainda, policiamento na faixa de areia com cinco tendas de apoio.

- A segurança é o principal vetor para possibilitar que os artistas incluam o RJ como destino de turnês. A integração entre as forças é fundamental para melhorar e aprimorar as atividades nesse momento, serão mais de 5 mil agentes empenhados para garantir que os moradores e turistas tenham a melhor experiência possível. As ferramentas e tecnologias estarão à disposição das forças de segurança para garantir que esse evento seja ainda melhor que os anteriores - frisou o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos.

O policiamento será reforçado no Aterro do Flamengo, Terminal Gentileza, Terreirão e Central do Brasil; e as principais vias de acesso à Copacabana vão contar com pontos de bloqueio e revista. O túnel Coelho Cintra, que liga os bairros de Botafogo e Copacabana, terá um ponto de interceptação. Já as estações de metrô Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo terão revista com detectores de metal. Além disso, os agentes farão o chamado "cinturão de segurança" do Leme até Copacabana, com 18 pontos de bloqueio e revista com reconhecimento facial em pórticos nas ruas de acesso à praia. Serão 1,5 mil policiais civis trabalhando pela segurança da população.