Por:

Copam aprova planos de manejo de UCs de MG

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou, durante a 105ª Reunião Ordinária da Câmara de Proteção à Biodiversidade e de Áreas Protegidas, três planos de manejo de Unidades de Conservação estaduais, geridas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Dois documentos tiveram o aval do órgão colegiado em caráter de revisão e um deles foi por criação.

Os conselheiros aprovaram a revisão dos planos de manejo do Parque Estadual Serra das Araras, no Noroeste de Minas, e da Estação Ecológica do Tripuí, na região Central do estado. Além disso, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, também no Noroeste, ganhou um plano de manejo.

O Plano de Manejo é um documento técnico obrigatório que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, bem como prevê a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação. Para tanto, é realizado um diagnóstico acerca dos atributos bióticos, abióticos, socioeconômicos e culturais da UC e entorno, bem como dos aspectos gerenciais, sua relação com o órgão gestor e demais atores relacionados ao território em que está inserida.

A elaboração segue o Roteiro Metodológico para Elaboração e Revisão de Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio). "A participação popular e a transparência são elementos essenciais na elaboração ou revisão de um Plano de Manejo coerente com a realidade local", explica a diretora de Unidades de Conservação do IEF, Letícia Horta.

No caso dos documentos do Parque Estadual Serra das Araras e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, os planos de manejo foram financiados por recursos advindos da contribuição financeira da Agência Norueguesa para Desenvolvimento e Cooperações, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, destinados ao Programa "Copaíbas - Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado".

O Parque Estadual da Serra das Araras foi instituído em 1998 e abrange 11.136 hectares. Está localizado no município de Chapada Gaúcha, no Norte do estado.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari foi instituída em 2003, com área de 60.975 hectares, sendo a primeira desta categoria a nível estadual em Minas Gerais. Está localizada nos municípios de Chapada Gaúcha e Urucuia.

A Estação Ecológica Estadual do Tripuí é uma unidade de conservação do grupo de Proteção Integral, no município de Ouro Preto - essa categoria de Unidade de Conservação tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.