A primeira válvula compacta e 100% fabricada nacionalmente foi instalada em Itapevi. Ela controla automaticamente a vazão da água no sistema de distribuição da Região Metropolitana de São Paulo.
O novo equipamento faz o monitoramento e a regulação da vazão da água na região sem precisar de intervenções humanas. Isso auxilia no controle da pressão nos canos e evita a ocorrência de rompimentos na rede de distribuição e nas residências. A válvula também ajuda a garantir que o fornecimento para a população seja regular.
Essa tecnologia foi adotada pela Sabesp, e seu funcionamento é imediato após a conclusão da instalação. Todo o processo de implantação do equipamento durou 8 horas e incluiu a abertura da vala, o posicionamento do equipamento, a conexão à tubulação, a recomposição do pavimento e a liberação da via.
“A facilidade de instalação permitirá ampliar o parque de válvulas e, com isso, reduzir cada vez mais a ocorrência de vazamentos”, comenta Marco Antonio Lopez Barros, diretor regional da Sabesp.
Outras unidades desse novo equipamento serão instaladas na Região Metropolitana de São Paulo.
A válvula foi desenvolvida pela empresa suíça Georg Fischer e instalada em um projeto piloto em Pindamonhangaba. Agora, o projeto se expande para a Grande São Paulo, com produção nacional, e conta com o apoio da área de Pesquisa e Inovação da companhia.