Por: Ana Laura Gonzalez

Inscrições abertas para vestibular da Univesp em Santo André

Estudantes podem utilizar os polos da Univesp para atividades presenciais, provas e acesso a infraestrutura de apoio ao aprendizado | Foto: Alex Cavanha

Estão abertas até 11 de março as inscrições para o vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em Santo André, que oferece 198 vagas distribuídas em três eixos: Computação, Negócios e Produção, além de cursos de licenciatura. A taxa de inscrição é de R$ 47,59 e deve ser paga no ato da inscrição, realizada exclusivamente pelo site vestibular.univesp.br. A solicitação de isenção da taxa pode ser feita até as 23h59 desta sexta-feira (6), também pelo portal.

Neste ano, os estudantes da cidade passam a contar com um novo polo presencial de apoio aos estudos, localizado no Parque Tecnológico, na região central. O espaço se soma ao já existente no Cesa Cata Preta, na Vila João Ramalho, ampliando a infraestrutura disponível, que inclui computadores, impressoras, acesso à internet e serviços de secretaria acadêmica. Os polos também recebem atividades presenciais, como provas e discussões em grupo, e oferecem apoio direto aos alunos em suas demandas acadêmicas.

A novidade do vestibular de 2026 é o bacharelado em Inteligência Artificial, oferecido no eixo de Computação. A cidade dispõe de 64 vagas nessa área, distribuídas entre Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação e Inteligência Artificial. No eixo de Licenciatura, são oferecidas 70 vagas em Matemática, Letras e Pedagogia. Já o eixo de Negócios e Produção disponibiliza 64 vagas, divididas entre Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Engenharia de Produção.

Criada em 2012, a Univesp é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado em parceria com municípios, universidades públicas paulistas e o Centro Paula Souza (CPS). Este ano, a universidade disponibiliza 21.029 vagas em 456 polos distribuídos pelo Estado de São Paulo. O novo polo no Parque Tecnológico permitirá ampliar o acesso ao ensino superior gratuito e fortalecer a qualificação profissional na região central da cidade, próxima à estação de trem Celso Daniel e ao terminal de ônibus.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, destaca que a instituição já vem qualificando estudantes para atuar nas áreas de Computação, Negócios, Produção e Licenciatura. “Com o novo polo, dobramos o número de vagas oferecidas e ampliamos as opções de acesso para a população, mantendo a qualidade da formação”, afirma. O prefeito Gilvan Ferreira ressalta que a iniciativa representa investimento em educação, inovação e preparo profissional para as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.

Os cursos da Univesp são realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line que permite o acesso a videoaulas, materiais didáticos, bibliotecas digitais e suporte de facilitadores. Todo o conteúdo também está disponível no canal oficial da universidade no YouTube. Para participar do vestibular, não há limite de idade, sendo necessário apenas ter concluído ou estar concluindo o ensino médio. A inscrição exige o preenchimento da ficha com dados pessoais, CPF e questionário socioeconômico.

Além da prova objetiva, os candidatos podem informar os resultados do Enem de 2023, 2024 ou 2025 para integração à nota final. O processo seletivo inclui o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), e para estudantes de escolas públicas. As aulas terão início previsto para o final de junho de 2026.

Estudantes inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção da taxa até 23h59 desta sexta-feira. Também é concedida redução de 50% da taxa, conforme Lei Estadual nº 12.782/2017, a candidatos que estejam matriculados no ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), curso pré-vestibular ou graduação/pós-graduação, ou que tenham renda inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. Os benefícios são solicitados diretamente no site do vestibular.

O vestibular da Univesp em Santo André reforça a expansão do ensino superior gratuito e de qualidade, aproximando os estudantes da cidade de oportunidades nas áreas de tecnologia, negócios, produção e educação, e ampliando a presença de polos de apoio à aprendizagem em regiões estratégicas.