Por: Da Redação

São Caetano reforça vacinação contra sarampo

Doses contra Febre Amarela também estarão disponíveis | Foto: Divulgação/Prefeitura de São Caetano do Sul

São Caetano do Sul intensificou nesta semana a vacinação contra o sarampo e a febre amarela, com a realização de um Dia D programado para este sábado (7). A estratégia busca ampliar a cobertura vacinal da população e atualizar cadernetas com doses que estejam em atraso, conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

As vacinas estão disponíveis no Centro Municipal de Imunização e nas 14 Unidades Básicas de Saúde do município. O atendimento ocorre diariamente, das 8h às 17h, totalizando 15 pontos de vacinação distribuídos pela cidade. Durante o período da campanha, além das doses contra sarampo e febre amarela, outros imunizantes podem ser aplicados de acordo com a faixa etária e o histórico vacinal de cada pessoa.

Para apoiar a ação, profissionais de Enfermagem das UBSs passaram por capacitação técnica na última semana. O treinamento teve como foco a atualização de protocolos do Programa Nacional de Imunizações e o alinhamento de orientações relacionadas à campanha de intensificação das duas doenças.

No caso do sarampo, a vacinação integra o calendário nacional infantil, com a primeira dose indicada aos 12 meses de idade, por meio da vacina tríplice viral, e a segunda aos 15 meses, com a tetra viral.

Pessoas entre 5 e 29 anos devem ter duas doses registradas, com intervalo mínimo de 30 dias. Já adultos de 30 a 59 anos precisam comprovar ao menos uma dose para serem considerados imunizados. Trabalhadores da área da saúde devem ter duas doses, independentemente da idade, conforme a situação vacinal identificada.

Em relação à febre amarela, a orientação prevê uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos. Pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos devem fazer a aplicação de reforço. Para quem tem entre 5 e 59 anos e ainda não foi vacinado, a recomendação é de dose única.

A campanha ocorre em um contexto de vigilância epidemiológica e reforço das medidas preventivas, com foco na proteção individual e coletiva da população do município.