Teve início na segunda-feira (5) o primeiro ciclo de 2026 do programa Caminho da Capacitação, do Fundo Social do Estado de São Paulo. A iniciativa oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em cinco municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Juquitiba e São Lourenço da Serra.
As carretas-escola estão instaladas em pontos estratégicos de cada cidade, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite. As formações abrangem as áreas de pet, tecnologia e gastronomia, incluindo atividades teóricas e práticas.
Os cursos são destinados principalmente a pessoas maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), desempregadas e mulheres chefes de família. Algumas modalidades também aceitam jovens a partir de 16 anos. Ao concluir as atividades, os participantes recebem certificado oficial.
Em Arujá, na Praça da Juventude, os cursos oferecidos são Banho e Tosa para portes pequeno e médio. Biritiba Mirim oferece Criação de Jogos e Aplicativos Digitais para iniciantes. Em Guararema, a unidade Pet aplica Banho e Tosa, enquanto a unidade de Tecnologia ministra cursos de jogos digitais nos níveis iniciante e intermediário. Juquitiba oferece Banho e Tosa, e São Lourenço da Serra disponibiliza Gastronomia com aproveitamento integral dos alimentos.
O programa Caminho da Capacitação faz parte do Superação SP, iniciativa do Governo do Estado voltada à formação profissional e ao enfrentamento da pobreza. Desde seu lançamento, percorreu 161 municípios e qualificou mais de 8 mil pessoas.
As carretas-escola possuem climatização, internet e estrutura completa. As aulas são conduzidas por profissionais do Centro Paula Souza, e os participantes recebem certificação oficial ao concluir os cursos.