Por: Ana Laura Gonzalez - SP

Circuito Andreense de Empreendedorismo encerra 2025 com recorde

Ao todo, foram realizadas 20 ações no ano | Foto: Eduardo Merlino/PSA

O Circuito Andreense de Empreendedorismo, iniciativa que visa descentralizar serviços para empreendedores da cidade, encerrou suas atividades de 2025 alcançando um recorde de atendimentos. Ao longo do ano, foram realizadas 20 ações, que beneficiaram 1.589 pessoas. Dessas, 1.418 participaram de atendimentos móveis nos bairros, enquanto 171 receberam capacitação nas 11 oficinas promovidas.

Em relação a 2023, o programa apresentou um crescimento de 41,37%, superando a marca anterior de 1.124 empreendedores em 22 ações. Desde a sua criação, em 2018, o Circuito Andreense já impactou 5.278 empreendedores, consolidando-se como um dos principais programas de fomento ao empreendedorismo na cidade.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, em parceria com o Sebrae-SP, e com o apoio da Secretaria de Educação e da Escola de Ouro Andreense. O objetivo é fornecer capacitação gratuita para pequenos e médios empreendedores, visando aumentar a eficiência dos seus negócios.

Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, destacou a importância do programa: “O Circuito Andreense de Empreendedorismo já foi reconhecido pelo Ministério da Economia como um dos principais programas de incentivo ao empreendedorismo. Os números recordes deste ano mostram que estamos no caminho certo ao apoiar os empreendedores da cidade”.

Além das oficinas presenciais, o programa oferece atendimentos itinerantes, com consultoria gratuita, informações sobre crédito e regularização de negócios. Para mais detalhes e a agenda de 2026, os interessados podem acessar o site oficial do programa.