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CPTM testa tecnologia de orientação para passageiros com deficiência visual

O teste teve como objetivo avaliar ferramentas capazes de orientar os passageiros | Foto: CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) concluiu, no dia 5 de dezembro, a prova conceito (POC) de uma tecnologia voltada a passageiros cegos e com baixa visão na Estação São Caetano do Sul-Prefeito Walter Braido, considerada modelo em acessibilidade na Linha 10–Turquesa.

O teste, iniciado em 11 de novembro, teve como objetivo avaliar ferramentas capazes de orientar os passageiros por meio de instruções sonoras e visuais em tempo real, ampliando a autonomia, a segurança e o conforto durante o deslocamento dentro da estação.

Testes práticos com passageiros
Entre os participantes, esteve Luan Richard, músico e produtor, que percorreu trajetos previamente mapeados utilizando o aplicativo de navegação. A ferramenta lê automaticamente códigos instalados em pontos estratégicos da estação e fornece informações sobre direção, distância e localização de elevadores, bloqueios, bilheterias e plataformas.

O usuário avaliou positivamente a iniciativa: “É uma tecnologia muito precisa, que realmente faz diferença prática no deslocamento. Há anos eu digo que o dia em que um aplicativo me permitir pegar um transporte sozinho, com segurança, eu vou estar satisfeito, e esse tipo de solução me oferece essa possibilidade.”

No dia 4 de dezembro, a CPTM ampliou os testes, recebendo outro grupo de pessoas cegas e com baixa visão, a fim de avaliar diferentes perfis de usuários e coletar novas contribuições sobre a precisão das instruções, posicionamento das etiquetas e facilidade de uso.

Objetivo de ampliar autonomia
O presidente da CPTM, Michael Cerqueira, acompanhou os testes e destacou a importância da iniciativa para passageiros com deficiência visual. “Nosso objetivo é ampliar a autonomia do passageiro com deficiência visual. A principal dificuldade desse público é a falta de previsibilidade, não saber onde virar, a quantos metros está o elevador ou para onde a rota se divide. A tecnologia antecipa essas informações e permite decisões mais seguras”, afirmou.

Cerqueira ressaltou que a companhia avalia diferentes soluções tecnológicas e que a decisão sobre qual será adotada dependerá de critérios como desempenho, custo, aplicabilidade e aceitação pelos usuários. “Essa é apenas uma das soluções que estamos avaliando. Não há definição de qual será adotada”, completou.

Próximos passos
Com a finalização da prova conceito, a CPTM reunirá todas as contribuições coletadas e seguirá testando outras alternativas. A decisão final sobre a tecnologia a ser implementada levará em conta eficácia, custo-benefício, precisão, usabilidade e segurança, visando atender às necessidades dos passageiros com deficiência visual de forma eficiente.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é responsável pelo transporte ferroviário de passageiros, com cerca de 1,2 milhão de usuários por dia útil. Os trens percorrem aproximadamente 53,5 mil km diariamente, equivalentes a 1,3 voltas ao redor da Terra, em 1.551 viagens programadas.

As quatro linhas da CPTM somam 142 km de extensão, sendo 74 km na capital paulista, que possui 18 das 41 estações do sistema. A companhia atende moradores de 12 municípios, incluindo a capital.