A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, anunciou a adesão ao Trampolim 60+, programa do Governo de São Paulo voltado à ampliação de oportunidades de trabalho, estudo e empreendedorismo para pessoas a partir dos 60 anos. O município integra o primeiro grupo de cidades paulistas a implementar a iniciativa.
Com a adesão, Cotia passa a oferecer gratuitamente um conjunto de ações, incluindo cursos de capacitação, inclusão digital, vagas priorizadas na plataforma Trampolim e estímulo ao empreendedorismo maduro. Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Michel da Silva Alves, o programa “devolve identidade, dignidade e oportunidade para quem já contribuiu tanto à cidade”. Ele ressaltou ainda que o objetivo é abrir portas para que o público idoso tenha novas chances de trabalho e desenvolvimento pessoal.
O Trampolim 60+ é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Fundo Social do Estado. A primeira oferta do programa em Cotia será o curso “Pequenos Reparos” (Elétrica, Hidráulica, Pintura e Alvenaria), que capacita os estudantes para a execução de reparos em edificações, seguindo normas técnicas e de segurança.
As inscrições online estão abertas até 11 de janeiro de 2026, e as aulas terão início em 19 de janeiro, no período noturno, das 19h às 22h, na Escola Municipal Maísa Aparecida Ribeiro, em Caucaia do Alto, de segunda a sexta-feira. O curso pretende qualificar os participantes para atuação profissional e estímulo ao empreendedorismo entre os idosos.