Por:

Santo André mapeia comunidades afro

A Prefeitura de Santo André realiza neste sábado (29), às 10h, o Encontro Raízes Vivas: mapeamento das comunidades tradicionais em Santo André, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. Esta será a primeira atividade de um processo que tem como objetivo reconhecer, valorizar e registrar as referências culturais de matriz africana no município.

A iniciativa, que faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, é aberta a todos os interessados em contribuir com o tema. O Cine Theatro Carlos Gomes fica na Rua Senador Fláquer, 110, no Centro.

Os Povos Tradicionais de Matriz Africana são grupos culturalmente diferenciados, pois as comunidades guardam as tradições, conhecimentos e modos de vida trazidos da África para o Brasil. O conceito abrange uma diversidade de grupos, como povos de terreiro (candomblé, umbanda, etc.), comunidades de jongo, capoeira, e outras manifestações que mantêm vivas as tradições africanas no Brasil.

Além de garantir, reconhecer, valorizar e proteger as referências culturais de matriz africana, contribuindo para a preservação da memória, o levantamento resultará em um perfil mais preciso para a implementação de políticas públicas para essas comunidades.

O mapeamento é o primeiro passo para a realização de um inventário das referências culturais de matriz africana, com vistas na identificação e catalogação e registro, através de estudos técnicos e científicos das práticas e saberes preservados pelo povo e comunidades.