A Prefeitura de Osasco, entregou o primeiro cemitério vertical do município, com 2 mil lóculos. O projeto adota tecnologia moderna para garantir segurança, facilitar a gestão dos espaços e oferecer melhor atendimento à população.
O cemitério vertical foi criado para atender à demanda da cidade, com um sistema hermeticamente fechado que trata os gases da decomposição sem causar poluição.
O padre Jorge, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, falou sobre a importância da obra. "Este espaço nos permite continuar anunciando o evangelho, a vida eterna e a ressurreição. É uma obra que reflete o esforço conjunto de várias secretarias e profissionais, e que agora se torna realidade. Que seja um lugar de acolhimento, diálogo e esperança, favorecendo o bem comum e a dignidade de todos que aqui forem recebidos".
O secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, apresentou os dados técnicos da obra e os impactos positivos para a cidade. "Estamos entregando a primeira fase de um projeto que vai transformar a gestão dos cemitérios em Osasco. A verticalização permitirá reduzir a área ocupada atualmente, liberando cerca de 90 mil metros quadrados para a criação de um parque memorial. Hoje temos cerca de 15 mil corpos sepultados e um ossário com capacidade para 45 mil. Com planejamento e tecnologia, vamos modernizar o serviço público".
O deputado federal Ribamar Silva falou sobre o impacto social da obra e o compromisso com a dignidade da população. "Este é um dia de alegria, pois estamos entregando um equipamento que traz respeito e dignidade às famílias de Osasco. Durante anos, moradores enfrentaram dificuldades com a área, especialmente em períodos de chuva, quando o muro do cemitério cedia. Hoje, vemos uma transformação que valoriza essas pessoas e oferece uma estrutura adequada".
O prefeito Gerson Pessoa ressaltou o planejamento e a inovação envolvidos na entrega da primeira fase do cemitério vertical. "Hoje estamos inaugurando um espaço que supera as expectativas iniciais. Este projeto contempla três pavimentos com capacidade equivalente à de um cemitério convencional, e será ampliado até o final do mandato, com a entrega de 12 mil novos lóculos. Além disso, o entorno será transformado em uma grande praça memorial."