Por:

GCM de Mauá e abordagem inclusiva

Os 34 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Mauá participaram de uma aula especial sobre abordagem inclusiva, promovida pela Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência da Prefeitura. A atividade, conduzida pela gerente da pasta, Dayuri Priolean, integrou o curso preparatório que antecede a atuação dos recrutas nas ruas do município.

Realizada na Universidade Nove de Julho, no Centro de Mauá, a formação teve como foco orientar os futuros agentes sobre práticas de atendimento humanizado e procedimentos adequados na abordagem a pessoas com deficiência, garantindo respeito às suas especificidades e direitos. Durante a aula, Dayuri atuou como facilitadora, apresentou orientações e propôs dinâmicas que podem auxiliar no contato com a população com deficiência. "Esse curso é fundamental, porque a Guarda muitas vezes é o primeiro contato que o cidadão tem com o poder público.

Saber realizar uma abordagem inclusiva e respeitosa evita práticas capacitistas e assegura o direito de atendimento acessível e igualitário a todas as pessoas.", explicou. Desde a criação da Secretaria, em março deste ano, a Prefeitura de Mauá vem consolidando uma agenda de ações práticas voltadas à inclusão e à acessibilidade.

A proposta da pasta é ir além do discurso, promovendo capacitações, formações e debates com diferentes segmentos da sociedade — como profissionais da educação, servidores públicos e forças de segurança. "Essa capacitação é importante para que a gente consiga enxergar que o papel de um GCM vai muito além de preservar apenas a segurança. Nossa responsabilidade é social", afirmou a aluna GCM Molines.

O comandante da GCM, Ferrari, ressaltou a importância da união entre os setores do poder público com foco no pensamento inclusivo. "A integração entre as secretarias é importante, pois nos permite oferecer um atendimento mais acolhedor e fazer de Mauá uma cidade mais justa e inclusiva," concluiu.