O estado de São Paulo registrou, no primeiro bimestre de 2026, o menor número de homicídios dolosos e latrocínios em 26 anos. O patamar não era alcançado desde 2001 e reforça a queda dos crimes violentos em todo o território paulista.
No acumulado de janeiro e fevereiro, as delegacias elaboraram 369 boletins de ocorrências relacionados a crimes de homicídios dolosos, 47 a menos se comparado ao mesmo período de 2025, quando houve 416 registros, uma queda de 11,3%.
"A queda dos homicídios em São Paulo é resultado de um processo contínuo e estruturado, baseado em inteligência, integração policial e políticas públicas consistentes. O desafio atual não é apenas manter a redução, mas aprimorar constantemente a qualidade da investigação, da polícia ostensiva, identificando e enfrentando desigualdades territoriais e, de forma essencial, acompanhar as novas dinâmicas criminais, para que essa tendência seja sustentável no longo prazo", disse a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo.
Os latrocínios também caíram no período. Nos dois meses, foram 12 casos, enquanto no mesmo intervalo do ano passado houve 28, ou seja, 16 a menos. A redução é resultado do trabalho das forças de segurança.