Por: Por Redação

Defesa Civil anuncia 4ª fase de expansão das sirenes de alerta

Quando são encontradas irregularidades, o Ipem-SP autua as empresas | Foto: Divulgação/Governo de SP

Nesta terça-feira (10), a Defesa Civil do Estado de São Paulo anunciou a 4ª fase de expansão do Sistema de Sirenes de Alerta Remoto (SISAR). O anúncio foi feito durante reunião com representantes dos municípios que receberão os novos equipamentos.

Durante o encontro, técnicos apresentaram as funcionalidades do sistema e os critérios para instalação das sirenes, garantindo a eficiência do equipamento em áreas de maior risco. Participaram representantes de Ubatuba, Itaquaquecetuba e Jundiaí.

A definição dos locais considera o nível de risco da área, a densidade populacional e o histórico de ocorrências.

Atualmente, o sistema já está instalado em Franco da Rocha, Guarujá, São Sebastião, Francisco Morato, São Luiz do Paraitinga, Capivari, Ferraz de Vasconcelos, Santos, Campos do Jordão e Mauá. Na última semana, Monteiro Lobato também recebeu uma sirene e, nesta sexta-feira (13), Registro passará a contar com o equipamento, totalizando 12 sirenes no estado.

O sistema integra medidas preventivas para ampliar a segurança da população em áreas de risco. As sirenes alertam moradores em situações como deslizamentos ou outros desastres associados a eventos climáticos extremos. A medida reforça a prevenção em áreas vulneráveis.