Por: Ana Laura Gonzalez - SP

Operação Verão amplia estrutura e registra alta no fluxo ao litoral

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) ampliou em 34% a capacidade de transporte de veículos, aumentando de 689 para 923 | Foto: Governo de São Paulo

Com a previsão de receber 16,7 milhões de turistas na temporada de verão 2025/2026, o litoral de São Paulo apresenta aumento significativo no fluxo de veículos e passageiros em relação ao mesmo período do ano anterior. Dados do Governo do Estado indicam crescimento de 7% nas travessias litorâneas e de até 6% nas rodovias que dão acesso à região, na comparação com a temporada 2024/2025.

Para atender à demanda, o Estado implantou a Operação Verão Integrada, iniciativa inédita que reúne ações coordenadas nas áreas de segurança, saúde, saneamento, mobilidade e turismo. A proposta é reforçar os serviços públicos durante o período de maior movimento nas cidades litorâneas.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística ampliou em 34% a capacidade de transporte de veículos nas travessias, com aumento de 689 para 923 vagas. O atendimento a pedestres e ciclistas também foi reforçado, com a ampliação do número de lanchas de seis para oito unidades, crescimento de 33%. Com isso, a capacidade diária passou de 1.749 para 2.489 usuários.

Entre 20 de dezembro de 2025 e 20 de janeiro de 2026, as travessias transportaram, em média, 62,2 mil usuários por dia, totalizando mais de 1,9 milhão de pessoas no período. O volume representa crescimento de 7% em relação à operação anterior.

Nas rodovias sob concessão da Ecovias Imigrantes, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, o movimento no primeiro mês da Operação Verão alcançou 2,6 milhões de veículos, aumento de 6% na comparação com os 2,4 milhões registrados no mesmo intervalo do ano passado.

Já nas estradas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem, o volume médio diário entre 15 de dezembro de 2025 e 21 de janeiro de 2026 cresceu 2,5%, superando 2,4 milhões de veículos. Na região serrana, o aumento foi de 3,1%.

Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, ligado à Secretaria de Turismo e Viagens, a temporada deve movimentar R$ 41 bilhões até fevereiro. Somente no litoral paulista, são esperados 7,5 milhões de turistas. Monitoramento da Cetesb aponta que cerca de 80% das praias estavam próprias para banho durante o período.