Por: Ana Laura Gonzalez - SP

TJ-SP realiza eleição virtual para vaga no Órgão Especial nesta quinta

Fachada do Tribunal de Justiça de São Paulo | Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) realiza nesta quinta-feira (22) a eleição para uma vaga no Órgão Especial, Classe Carreira, para o biênio 23 de janeiro de 2026 a 22 de janeiro de 2028. A vaga surgiu após a eleição da desembargadora Silvia Rocha para o cargo de corregedora-geral da Justiça no período 2026/2027.

A votação será exclusivamente virtual, das 0h às 16h, com acesso pelo portal do Tribunal. O colégio eleitoral é formado por todos os integrantes do Tribunal Pleno. A contagem dos votos ocorrerá a partir das 16h15 na sala 501 do Palácio da Justiça.

Concorreram à vaga os desembargadores Carlos Eduardo Donegá Morandini, Irineu Jorge Fava, Flávio Abramovici, Flora Maria Nesi Tossi Silva e Claudio Augusto Pedrassi. As inscrições para participação foram abertas entre 24 de novembro e 3 de dezembro de 2025, conforme edital de convocação publicado pelo TJ-SP.

O Órgão Especial é composto por 25 desembargadores: o presidente, 12 magistrados conforme a ordem de antiguidade e 12 eleitos. Ele tem competência para julgar autoridades, processar incidentes de inconstitucionalidade e deliberar sobre outras matérias atribuídas ao Tribunal de Justiça pela Constituição Federal, pela Constituição do Estado de São Paulo e pela legislação vigente.

A eleição desta quinta-feira integra o calendário anual de atualização da composição do Órgão Especial, garantindo a representação dos magistrados eleitos para decisões estratégicas da Corte.