Por: Ana Laura Gonzalez - SP

Etiene Medeiros retorna ao Sesi-SP e mira os Jogos Olímpicos 2028

Etiene Medeiros e Paulo Skaf durante anúncio do retorno da nadadora ao Sesi-SP | Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

O Sesi-SP anunciou, no dia 14 de janeiro, o retorno da nadadora Etiene Medeiros, aos 34 anos, quase três anos após se afastar das competições e dar à luz seu filho Kaleu. A atleta retoma a instituição em que passou dez anos e construiu a fase mais vitoriosa de sua carreira, com foco na preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Etiene já disputou duas edições olímpicas, Rio 2016 e Tóquio 2020, nos 50 metros livre, e agora mira a prova dos 50 metros costas, na qual foi campeã mundial em 2017. A prova passa a integrar o programa olímpico, criando nova oportunidade para a nadadora brasileira. “Após um período voltado para o esporte de outras formas, chegou a hora de retomar a rotina de treinos visando alta performance. Foram muitas mudanças nessa fase e estou pronta para esse retorno”, afirmou Etiene.

A atleta retorna ao Sesi-SP sob a orientação do técnico Fernando Vanzella, com quem trabalhou por uma década e conquistou resultados expressivos. “Construímos uma relação que foi além do aspecto profissional e se transformou em amizade. Neste novo momento, fico motivado com a oportunidade de retomarmos juntos, agora com mais maturidade e propósito, focados na busca da excelência mundial e novas conquistas para a natação do Sesi-SP e do Brasil”, declarou Vanzella.

O retorno de Etiene também coincide com a volta de Paulo Skaf à presidência do Sesi-SP. Durante gestões anteriores, Skaf ampliou o número de modalidades esportivas da instituição e consolidou resultados nacionais e internacionais. Atualmente, o Programa Sesi Esporte atende 29 modalidades, sendo 19 olímpicas e 10 paralímpicas. “O esporte é uma potente ferramenta de transformação social, inclusão e desenvolvimento humano. A trajetória da Etiene simboliza esse compromisso e inspira crianças e jovens a sonharem alto e a acreditarem que o esporte pode levá-los a representar o Brasil no mundo”, afirmou Skaf.

A última competição de Etiene foi o Troféu José Finkel, em setembro de 2022, no Recife (PE), quando conquistou cinco medalhas — três ouros individuais, nos 50m costas, 50m borboleta e 50m livre, além de duas pratas nos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley — e estabeleceu recorde brasileiro nos 50 metros livre.

Durante a pausa, a atleta morou na Austrália, teve contato com a natação local, acompanhou o crescimento de seu filho e retomou atividades no Instituto Etiene Medeiros (IEM), fundado por ela. Em 2024, participou dos Jogos Olímpicos de Paris como integrante da equipe de comunicação do Comitê Olímpico do Brasil, relatando bastidores e compartilhando experiências como mulher negra e mãe de primeira viagem. “Com o apoio da minha família e com Kaleu mais crescido, decidi encarar novamente esse desafio”, disse.

Etiene Medeiros construiu carreira histórica na natação brasileira, sendo a primeira brasileira a conquistar ouro em Mundial de Natação e considerada uma das melhores do mundo nos 50 metros costas. Além do título em Budapeste 2017, foi quarta colocada em Barcelona 2013, bronze em Kazan 2015, bicampeã mundial em piscina curta (Doha 2014 e Windsor 2016) e medalhista em revezamento medley misto. Em 2019, conquistou a prata nos 50 metros costas em Mundiais.

É também bicampeã pan-americana, com ouro nos 100m costas em Toronto 2015 e nos 50m livre em Lima 2019, somando nove medalhas em Jogos Pan-Americanos. Com seu retorno ao Sesi-SP, Etiene inicia uma nova etapa, reforçando a parceria com a instituição, renovando o compromisso com o alto rendimento e mantendo a inspiração para jovens nadadores brasileiros.