A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) lança nesta terça-feira (20) o Programa de Formação de Gestores para o Fortalecimento da Governança Regional do SUS paulista. A iniciativa prevê a capacitação de mais de mil gestores e lideranças regionais e integra o projeto de Regionalização da Saúde, voltado à qualificação de profissionais das Redes Regionais de Atenção à Saúde.
O lançamento inclui a aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Regional de Saúde, desenvolvido em parceria com os hospitais Einstein, Sírio-Libanês, Alemão Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O evento será realizado das 17h às 19h, no Auditório Camilla Bueno do Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo, com transmissão ao vivo.
Durante a solenidade, será apresentada a estrutura do curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação estratégica na gestão regional da saúde. A programação inclui aula magna do professor Carlos Ari Sundfeld, especialista em Direito Público e Políticas de Saúde.
O programa integra a estratégia de governança interfederativa da saúde iniciada em 2023, com participação de municípios paulistas. Entre seus objetivos estão reduzir desigualdades regionais, aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços de saúde, diminuir filas e reduzir distâncias para atendimento da população.
Como parte da iniciativa, foram criados a Tabela SUS Paulista, que complementa os valores da tabela nacional, e o Incentivo à Gestão Municipal (IGM) SUS Paulista, ambos financiados pelo tesouro estadual. A ação envolve os 645 municípios do estado e busca organizar regionalmente os serviços de saúde e qualificar a gestão.