Por: Ana Laura Gonzalez - SP

Polícia apreende cobras e ovos em operação contra tráfico

Animais eram mantidos em pequenas caixas e vendidos para outros Estados | Foto: Divulgação/Governo de SP

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de 41 cobras e 264 ovos, em Assis, interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (14). A ação, denominada “Corn Snake”, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em um endereço utilizado para manter, preparar e enviar animais exóticos de forma irregular.

As investigações começaram após denúncia sobre o envio de serpentes pelos Correios, de Assis para Florianópolis, Santa Catarina. Duas cobras foram resgatadas ainda em trânsito. Segundo as autoridades, o responsável pelos envios utilizou dados falsos na postagem, o que permitiu sua identificação e a localização do imóvel alvo da operação.

No cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidas 36 cobras adultas, cinco filhotes e 264 ovos em incubadoras. Os animais foram encaminhados ao Serpentário de Botucatu. Um homem de 39 anos foi detido e levado à Central de Polícia Judiciária de Assis, onde foi registrado boletim de ocorrência.

A Polícia Militar Ambiental destacou que, entre janeiro e dezembro de 2025, resgatou mais de 19 mil animais em situações de maus-tratos ou condições insalubres em todo o estado. Durante o mesmo período, foram atendidas cerca de 46 mil denúncias e apreendidas aproximadamente 225 armas de fogo irregulares ou ilegais. A corporação reforça a importância da denúncia para combater crimes ambientais e proteger espécies da fauna silvestre.