O estado de São Paulo concentra 14 das 20 rodovias avaliadas como ótimas ou boas no Brasil, segundo a Pesquisa de Rodovias 2025 da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Entre essas, 11 são administradas por concessionárias, refletindo investimentos em manutenção, segurança e ampliação da capacidade viária.
O levantamento coloca São Paulo à frente de outros estados com malhas rodoviárias extensas. Entre os trechos destacados estão a SP-270 (Raposo Tavares), a SP-348 (Bandeirantes), a SP-070 (Ayrton Senna/Carvalho Pinto), a SP-021 (Rodoanel) e a SP-300 (Marechal Rondon). Essas vias estão diretamente conectadas a projetos estruturantes conduzidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
A metodologia da CNT avalia pavimento, sinalização e geometria da via, considerando as condições do asfalto, a qualidade da sinalização, a existência de acostamentos, curvas, pontes e dispositivos de segurança. A entidade alerta que estradas em más condições aumentam, em média, 31,2% os custos operacionais do transporte, podendo chegar a 35,8% em rodovias sob gestão pública direta.
No estado, boa parte dos trechos bem avaliados está associada a contratos de concessão, modelo que concentra investimentos contínuos. A SP-270, por exemplo, aparece em mais de um trecho, abrangendo regiões com obras de duplicação, faixas adicionais e dispositivos de segurança.
Especialistas afirmam que a liderança paulista reflete políticas públicas consistentes, com contratos bem regulados, metas de qualidade e acompanhamento constante pelo poder público. O fortalecimento da infraestrutura impacta diretamente na segurança viária, na geração de empregos, no desenvolvimento regional e na competitividade econômica.
O reconhecimento nacional se traduz em estradas melhor avaliadas, viagens mais rápidas e seguras, além de mais qualidade de vida para os milhões de usuários diários.
O ranking das 20 melhores rodovias do país inclui outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Entre as vias fora de São Paulo, destacam-se a RJ-124 (Rio de Janeiro), a BR-050 (Minas Gerais) e a BR-101 (Santa Catarina).
O programa de concessões faz parte do plano “São Paulo na Direção Certa”, lançado em maio de 2024, estruturado em três eixos: expansão de investimentos, melhoria e efetividade do gasto e modernização da administração pública. Entre as ações previstas estão estudos para ampliação de programas de transação tributária, renegociação da dívida com a União, modernização da relação do Fisco com contribuintes e revisão de benefícios fiscais e tributários.