Por:

Litoral de SP tem 22 praias impróprias para banho no início do verão

Praia do Itaguá, em Ubatuba, está entre as que estão impróprias para banhistas no litoral paulista | Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubatuba

O litoral paulista registrou, nesta temporada de verão, 22 praias impróprias para o banho, distribuídas por 10 cidades, segundo o mais recente relatório do Mapa de Qualidade das Praias, divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O número de praias com bandeira verde, indicando condições adequadas para o banho, chega a 152.

No total, 175 praias foram monitoradas, e 19 delas apresentaram condições inadequadas para os banhistas na semana passada. A estação de verão teve início no domingo, 21 de dezembro, e vai até 20 de março de 2026.

A Baixada Santista é a região com o maior número de praias impróprias, com destaque para Santos, que apresenta ao menos seis praias com bandeira vermelha. Em São Vicente, quatro praias estão com restrições, e a Praia Grande também conta com quatro.

No litoral norte, Ubatuba se destaca com a Praia de Itaguá, que aparece duas vezes na lista de praias impróprias devido à sua grande extensão. Em São Sebastião, a Praia de São Francisco também não está recomendada para banho. Ilhabela registra duas praias com bandeira vermelha, Itaquanduba e Portinho, e em Caraguatatuba, a restrição se limita à Praia de Itaguá.

Apesar do aumento no número de praias impróprias em comparação ao balanço anterior, quando foram registradas 28 praias impróprias, o cenário atual é considerado melhor que o do início do verão de 2024. A Companhia Ambiental atribui o aumento de praias com bandeira vermelha às chuvas recentes que afetaram a região antes da coleta das amostras.