Por:

Mais de 117 mil medalhas serão entregues aos estudantes na Olimpíada Interpreta SP

Olisp reconhece com medalhas 5% dos estudantes com as melhores notas do estado | Foto: Educação de SP

Mais de 150 eventos em todo o estado de São Paulo vão premiar os estudantes classificados na primeira edição da Olimpíada Interpreta SP (Olisp), promovida pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP). Ao todo, serão entregues 117,4 mil medalhas de ouro, prata e bronze aos alunos com as melhores pontuações.

A Olisp, criada em 2025, avalia competências de leitura e interpretação de texto de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A competição é dividida em três níveis: o primeiro para alunos dos 6º e 7º anos do Fundamental; o segundo, para os 8º e 9º anos; e o terceiro, destinado às três séries do Ensino Médio. Em cada nível, os 5% melhores alunos de todos os municípios paulistas, matriculados em escolas de tempo parcial e integral, recebem medalhas, seguindo modelo semelhante ao da Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (Omasp).

As premiações regionais começaram em 29 de novembro, nas cidades de Arujá, Itaberá, Guararema, Jacareí e Santa Isabel. Na capital, a cerimônia da Unidade Regional de Ensino Sul 3 reuniu 2.800 estudantes medalhistas em 4 de dezembro.

Segundo Roberto Serra Campos Júnior, coordenador de Olimpíadas da Seduc-SP, “a Olisp trouxe desafios que fazem parte do dia a dia dos alunos, como a leitura, a discussão com colegas e professores, e a interpretação de textos escolares e do cotidiano”.

O último evento de entrega das medalhas ocorrerá em 17 de dezembro, em Piraju, no Centro de Convenções Doutor Richardson Louzada, na Vila Cantizani.